terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dos videos históricos de Mário Barbará en el Festival da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul

Un video histórico: Mário Barbará canta "Onde o cantor expõe as razões de seu canto", poema de Sérgio Napp y música de Mário Barbará, en la noche de apertura del XII Festival da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul - 8 de diciembre, 1982, ciudad de Uruguaina/RS. 
Abajo, otra bella canción de los amigos Sérgio Napp y Mario Barbará en otro video histórico, una preciosidad más que yo pesqué en el océano de la Internet: "Retirantes" presentada en la tercera noche del XIII Festival da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, Uruguaiana, viernes, 9 de diciembre de 1983. 



RETIRANTE

(Sérgio Napp/Mário Barbará) 

Eu tenho as mãos calejadas
Algumas rugas no rosto
Aqui sou burro de carga
E nem sou dono de mim
Eu tenho todo o espaço
Que os olhos podem tomar
Mas não consigo um pedaço
Que seja meu pra plantar

Não me facina o luzeiro
Que eu possa achar na cidade
// Eu busco um prato de vida
E um gosto de liberdade //

O que me leva é o desejo
De me enxergar como igual
Aqui sou mero instrumento
Usado por serventia
Nas safras eu me alimento
Do gado sou dependente
Lá fora, por meu trabalho
Talvez eu venha a ser gente

Não levo sonhos na mala
Nem vícios de valentia
Eu sei, me espera uma adaga
Que pode matar-me um dia
Me jogo inteiro assim mesmo
De corpo e de coração
No espelho das avenidas
Operario, e não peão.


En las composiciones del duo Sérgio Napp y Mário Barbará nosotros encontramos el tema de los gauchos a pie, sin tierra y sin caballo (sea en el campo o en la ciudad), así como el tema del cantante (o cantautor) cuyo canto de libertad es su vida y misión. El cantante es la voz del pueblo, más especialmente de los campesinos.
Enfin presentamos un ejemplo más sobre la presencia del tema de los gauchos a pie expulsados del campo: la mítica "Desgarrados", victoriosa en el XI Festival da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.  El viernes fue la  primera presentación en público, 11 de diciembre de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário